15 setembro 2011

METODOLOGIA DA CATEQUESE BATISMAL


POR THIAGO DE OLIVEIRA RAYMUNDO

SEMINARISTA DO 2º ANO DE TEOLOGIA 
SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DE POUSO ALEGRE
COLABORA, ATUALMENTE, COM A PASTORAL DO BATISMO NA ARQUIDIOCESE


A Pastoral do Batismo de crianças e de adultos está inserida no conjunto das três etapas da iniciação cristã, na qual os seus agentes são verdadeiros catequistas que participam do único processo de educação da fé, que envolve também a Confirmação e a Eucaristia. A preparação para o Batismo precisa ser mais vivencial e educativa do que intelectual e instrutiva e deve ocorrer através de encontros de reflexão, diálogo, oração e celebração.
O Documento de Aparecida faz um convite especial para que todos sejamos discípulos e missionários. Acentua a importância da catequese como um itinerário de formação permanente e integral, não se limitando somente a momentos prévios aos sacramentos. A Pastoral do Batismo é um campo próprio para a Igreja se aproximar do desafio da evangelização. Motivados pela busca dos sacramentos, pais e padrinhos podem ouvir o primeiro anúncio da Fé, serem acolhidos na comunidade e sentirem o testemunho sincero dos catequistas.
A Pastoral do Batismo ultrapassa os objetivos de uma preparação sacramental, situando o batismo num contexto mais amplo de educação da fé, fazendo da iniciação cristã de crianças e adultos uma oportunidade para rever a iniciação de familiares e padrinhos, propondo um caminho de esperança para aqueles que não participam da comunidade e ainda não receberam os sacramentos da iniciação cristã. Deste modo, volta-se a atenção para os adultos e especialmente para as famílias.
A metodologia da catequese batismal de crianças tem como objetivo colocar os pais e padrinhos em contato com cristãos que se esforçam para viver o Evangelho. Deve-se fazer todo esforço possível para que haja, conforme cada realidade e situação familiar, um momento especial do primeiro anúncio da fé; o testemunho dos catequistas; o compromisso de educação da criança na fé dos pais e padrinhos, isto é, da Igreja. Com os adultos, deve haver um processo de iniciação mais eficaz e contundente com a faixa etária correspondente. Para tal, leva-se em consideração que esta preparação deve se dar em etapas de conversão, catequese, profissão de fé e iniciação comunitária do adulto. O que orienta esta prática é o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, ainda pouco utilizado em nossas comunidades.
Em seus passos metodológicos, a Catequese Batismal deve priorizar: a oração e a gratidão, agradecendo a Deus pelo dom da vida; o conhecimento e a vivência da fé cristã; o fortalecimento de laços de relacionamento entre as famílias e a comunidade; reanimar e intensificar a fé de pais e padrinhos; e preparar, sem deixar de olhar a realidade, as famílias para o sacramento do Batismo. Tudo isto também é evangelização e missionariedade.
No atual subsídio da Catequese Batismal, há duas opções de encontros para serem usadas na preparação das famílias. A primeira opção é direcionada para famílias com recente
participação comunitária, que possuem a necessidade de uma preparação mais doutrinal e sistemática. A segunda opção é destinada a famílias com longa caminhada comunitária e se baseia em encontros mais celebrativos e bíblicos. Cada catequista pode incrementar as opções conforme a sua criatividade e a necessidade de cada família. Usar dinâmicas e incentivar a partilha de experiências de vida, de acordo com o tema de cada encontro, são recursos sempre bem vindos. O importante é que não se misturem os encontros das duas opções durante o mesmo período de preparação de uma determinada família. Levar, pois, em consideração os três temas propostos em cada opção e realizá-los durante uma mesma preparação. Além disso, há ainda a possibilidade, antes do sacramento, isto é, num quarto encontro, de se realizar um encontro celebrativo, reunindo grupos de famílias preparadas durante um período para partilharem aquilo que foi ecoado em seu meio ao longo dos outros três encontros.
Tudo isto se configura como uma proposta assumida pela Arquidiocese e que ao longo dos últimos anos vem sendo aprimorada com a colaboração de vários catequistas e da Equipe de Assessoria Arquidiocesana. Porém, orientações particulares de cada paróquia e para casos especiais devem ser levadas em consideração, pois os catequistas devem trabalhar em conjunto e união com padres e coordenadores.
Além disso, algo que não pode faltar na Catequese Batismal é o relacionamento de catequistas, pais e padrinhos, pois isso é uma forma também de anunciar e viver a Fé. Por isso, não podem faltar a acolhida e a aceitação cordial, como expressões de um Evangelho vivo.
Enfim, os catequistas, no que diz respeito a metodologia, devem ter uma ideia clara quanto aos objetivos de cada encontro proposto; uma boa formação bíblica, especialmente das passagens bíblicas utilizadas nos encontros; formação doutrinal; capacidade de escuta atenta da realidade concreta das famílias; diálogo e partilha sobre o tema de cada reunião. Em conjunto, os catequistas de cada paróquia ou comunidade devem se reunir com frequência para momentos de formação, troca de ideias, solução de dúvidas, avaliação e apresentação de orientações gerais. A presença do catequista no momento da celebração do Batismo também é muito importante. Portanto, a boa vontade dos catequistas e a qualidade da preparação catequética que eles possuem, contando também com a ação de Deus, garantirão um bom desempenho dos encontros.

 
Powered by Blogger